gi

Europa 2020:

LIFE: Programa para o Ambiente e a Ação Climática [2014-2020]

O LIFE (L’Instrument Financier pour l’Environment) visa apoiar projetos que promovam a proteção e preservação do ambiente e a adaptação e mitigação dos efeitos causados pelas alterações climáticas. Os projetos devem assentar na inovação, nomeadamente no que respeita à utilização de tecnologias inovadoras no ambiente e na ação climática, bem como devem efetuar a demonstração e divulgação de boas práticas e soluções nestes domínios.

 

A APA (Agência Portuguesa do Ambiente) é a entidade coordenadora a nível nacional do programa LIFE, podendo consultar aqui as calls abertas – https://life.apambiente.pt/content/calls-avisos

 

 

 

COSME: Programa para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas

O Programa COSME aposta na competitividade e sustentabilidade das empresas da União Europeia, com especial enfoque nas PME, atuando em quatro domínios:

. Empreendedorismo e cultura empresarial

. Ambiente favorável à competitividade

. Acesso aos mercados (União Europeia e Mundial)

. Acesso ao financiamento.

 

Poderá consultar aqui as calls abertas ao abrigo do Programa COSME – https://ec.europa.eu/easme/en/cosme

 

 

 

Europa Criativa

O Programa Europa Criativa visa reforçar a competitividade dos setores culturais e criativos da Europa, garantindo o seu crescimento e empregabilidade, bem como a promoção da sua diversidade cultural e linguística.

Divide-se em dois subprogramas de financiamento:

. MEDIA – projetos cinematográficos e audiovisuais

. CULTURA – projetos de outras expressões culturais e artísticas.

 

Poderá consultar aqui as calls abertas – http://europacriativa.eu/pt/calls

 

 

 

Erasmus+ [2014-2020]

O Erasmus+ é o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, abrangendo todos os setores de aprendizagem, nas mais diversas etapas da vida, com vista ao reconhecimento da União Europeia enquanto sociedade assente no conhecimento.Inclui, assim:

. Ensino Superior (Erasmus)

. Ensino Superior Internacional (Erasmus Mundus e Jean Monnet)

. Formação Profissional (Leonardo da Vinci)

. Educação de Adultos (Grundtvig)

. Ensino Escolar (Comenius)

. Atividades para Jovens (Juventude em Ação)

. Desporto.

 

Aqui encontrará mais informações sobre as candidaturas ao abrigo do Erasmus+ – https://erasmusmais.pt/candidaturas/a-candidatura

 

 

 

EaSI: Programa para o Emprego e Inovação Social

O programa EaSI visa combater a pobreza e a exclusão social, diluindo as desigualdades sociais existentes, com fomento da empregabilidade sustentável e com qualidade e a proteção social dos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade no espaço da União Europeia. Os projetos a apoiar devem assentar nos princípios da inovação social, podendo inserir-se no âmbito de três programas de financiamento:

. Progress – Programa para o Emprego e a Solidariedade Social

. EURES – Serviços Europeus de Emprego

. Microfinanciamento e Empreendedorismo Social.

 

Saiba mais em http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=1081&langId=pt

 

 

 

Mecanismo Interligar a Europa (MIE)

O programa MIE apoia projetos que modernizem as infraestruturas e os serviços nos setores dos transportes, telecomunicações e energia no espaço da União Europeia. Os projetos devem contribuir para uma economia europeia assente nos princípios da ecologia, com meios de transporte mais limpos, com ligações de banda larga de alta velocidade e promover a utilização das energias renováveis.

 

Para mais informação consulte – https://ec.europa.eu/transport/themes/infrastructure/ten-t-guidelines/project-funding/cef_en

 

 

 

GALILEO

O Programa Galileo visa a criação do primeiro sistema de navegação e de posicionamento por satélite global civil da Europa, permitindo que os utilizadores, dos setores privado e público, em qualquer parte do mundo, saibam a sua posição exata, de forma precisa.

 

Poderá consultar mais informação sobre o GNSS (sistema mundial de navegação por satélite) em http://www.esa.int/Our_Activities/Navigation/Galileo/What_is_Galileo

 

 

 

EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Service)

O programa EGNOS visa apoiar a melhoria da qualidade dos sinais abertos dos sistemas mundiais de navegação por satélite (GNSS). O sistema EGNOS constitui um sistema regional que reutiliza os sinais de GPS com vista a fornecer, por meios de sinais de navegação adicionais, um desempenho superior para os utilizadores de radionavegação por satélite.

 

Poderá consultar mais informação em – http://www.esa.int/Our_Activities/Navigation/EGNOS/What_is_EGNOS

 

 

 

Copernicus

O programa Copernicus representa o programa europeu para a capacidade de observação e monitorização da Terra, com vista à disponibilização de serviços operacionais assentes em dados e informações rigorosos e fiáveis para aplicação nos domínios do ambiente, da proteção civil e da segurança dos cidadãos.

Os projetos a apoiar deverão dizer respeito ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, com base em dados de observação da Terra, e que representem soluções a desafios comerciais e sociais.

 

Mais informações em http://www.copernicus.eu

 

 

 

Horizonte 2020 – Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020)

O Horizonte 2020 é o programa-quadro europeu para o período compreendido entre 2014 e 2020, com vista à competitividade, ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento da inovação e tecnologia na Europa, dividindo-se em três pilares:

. Excelência Científica

. Liderança Industrial

. Desafios Societais

 

Poderá consultar toda a informação sobre este programa em https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/

 

 

 

3.º Programa Saúde

O 3.º Programa Saúde destina-se a projetos que promovam a melhoria da saúde dos cidadãos no espaço da União Europeia, combatendo as desigualdades no acesso aos cuidados, garantindo a sustentabilidade dos sistemas de saúde e a proteção contra ameaças sanitárias graves transfronteiriças.

 

Poderá consultar as candidaturas abertas em http://ec.europa.eu/chafea/health/tenders.html

 

 

 

INTERREG V-B Espaço Atlântico

O INTERREG V-B Espaço Atlântico visa a cooperação transnacional entre 37 regiões atlânticas pertencentes a 5 países europeus, pelo que os projetos apoiados devem inserir-se nos domínios da inovação e competitividade, utilização eficiente dos recursos e reforço da capacidade de resposta aos riscos naturais, climáticos e humanos, e preservação da biodiversidade e do património natural e cultural.

 

Saiba mais em http://www.atlanticarea.eu

 

 

INTERREG V-B Sudoeste Europeu (SUDOE)

O INTERREG SUDOE destina-se a projetos de cooperação territorial entre entidades pertencentes às regiões do Espaço SUDOE – comunidades autónomas espanholas (com exceção das Ilhas Canárias), as seis regiões do sudoeste da França, as regiões continentais de Portugal, o Reino Unido (Gibraltar) e o Principado de Andorra. Os projetos a apoiar no âmbito deste programa devem promover a inovação, a competitividade e a proteção do meio ambiente.

Pode consultar aqui toda a informação relativa ao INTERREG SUDOE – https://www.interreg-sudoe.eu/prt/homepage

 

 

INTERREG Europe

O programa INTERREG Europe visa a promoção de projetos que desenvolvam e promovam as melhores políticas públicas, de forma a potenciar a inovação e o desenvolvimento económico, social e ambiental sustentado para as regiões e seus habitantes.

Poderá consultar mais informações sobre este programa em https://www.interregeurope.eu

 

 

URBACT: Programa de Cooperação Territorial Europeia

O programa URBACT visa a cooperação internacional, de aprendizagem coletiva e de troca de experiências com o objetivo de potenciar o desenvolvimento urbano sustentável e integrado nas cidades europeias. Os projetos a apoiar passam pela criação de redes temáticas de cidades que pretendam o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que sejam comuns aos desafios urbanos atuais, nas suas dimensões económica, social e ambiental, fomentando a identificação e partilha de boas práticas.

Saiba mais em http://urbact.eu/urbact-em-portugal

 

 

INTERACT

O programa INTERACT financia projetos que potenciem o desenvolvimento de iniciativas locais e regionais e de apoio aos Programas de Cooperação Territorial Europeia. O INTERACT atua enquanto centro de conhecimento para a comunidade INTERREG, promovendo as boas práticas, a partilha de experiências e a implementação de novas abordagens territoriais.

Para mais informações consulte http://www.interact-eu.net/#home

Pesquisa avançada

Login

Error

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×